Tarefa 3 – Briefing

O briefing é o documento que nos guiará e nos ajudará durante o processo de desenvolvimento do projeto. Por ele, é possível entender qual o problema que tentamos resolver, informações que nos permitirão levantar soluções e quais são essas possíveis soluções. Ele deve nos responder às questões: Qual o problema? Como será resolvido? Por quê? Onde? A quem se destina? Quem é o cliente?

Cliente

Não temos um cliente específico (empresa, instituição). Nosso cliente em potencial é a população vegetariana e vegana de Fortaleza e região metropolitana.

Problema

Nos últimos anos, existiu um crescimento no número de adeptos do vegetarianismo no Brasil e, particularmente, em Fortaleza. De acordo com pesquisa do IBOPE (SVB, 2018), realizada em maio deste ano, “14% da população se declara vegetariana”, o que significa um aumento de 75% em relação a 2012, quando foi realizada pesquisa semelhante.

Esse crescimento fez surgirem, em Fortaleza, vários estabelecimentos especializados e eventos voltados ao público. No entanto, as pessoas têm dificuldade em descobrir esses lugares e eventos, recorrendo normalmente a indicações de amigos e redes sociais. É difícil, ainda, conhecer os tipos de pratos servidos nos restaurantes e suas informações nutricionais.

Proposta

Em vista desses problemas, nossa proposta é a criação de recurso digital interativo que auxilia vegetarianos e veganos (e pessoas com interesses similares a este lifestyle) a acompanhar os principais eventos, produtos e serviços relacionados em Fortaleza. O recurso também contará com dicas de adaptação para aqueles que querem aderir a estes movimentos.

Público-alvo

Pessoas de Fortaleza ou região metropolitana que se consideram vegetarianas, veganas ou simpatizantes ao lifestyle de consumo consciente; pessoas não-vegetarianas que poderiam se interessar em seguir o lifestyle.

Requisitos iniciais

A principal função do recurso é agregar informações sobre eventos e estabelecimentos vegetarianos e veganos em Fortaleza. Ao redor dessa funcionalidade, haverá outras complementares, como dicas para pessoas que desejam se adaptar ao estilo de vida vegetariano ou vegano, avaliação dos restaurantes por clientes, exibição de informações nutricionais, dentre outras ainda não listadas.

 

Referência Bibliográfica

SVB. Mercado Vegetariano. Disponível em <www.svb.org.br/vegetarianismo1/mercado-vegetariano>. Acesso em junho de 2018.

Deixe uma resposta